.

DICAS PARA RECEITAS DE LIQUIDIFICADOR



Dicas para receitas de liquidificador
Foto: André Fortes/Colaborador
Torta salgada
Para que a massa da torta fique mais cremosa, adicione 1/2 caixa de creme de leite (100g) ou 1/2 copo de requeijão cremoso (100g) aos ingredientes na hora de bater. E para incrementar o sabor, substitua o sal da massa por queijo parmesão ralado. As tortas de liquidificadorsão muito versáteis e permitem que você aproveite os ingredientes que não foram utilizados em outras receitas, misturando-os à massa que é muito fácil de fazer. Uma ideia é desfiar o frango ou a carne assada que sobraram para utilizar como recheio, por exemplo. É só soltar a imaginação!
Dica: Na hora de preparar tortas no liquidificador, o ideal é bater primeiro os ingredientes líquidos como leite, óleo, água e ovos e depois ir adicionando os sólidos como farinha, ao poucos. Além de facilitar para misturar, você não corre o risco de danificar o aparelho.

Dicas para receitas de liquidificador
Foto: André Fortes/Colaborador
Pudim – delícia cremosa
Para desenformar o pudim é importante que ele esteja frio, caso contrário, poderá quebrar. Um truque para facilitar esse processo é colocar a fôrma por alguns minutos sobre a chama do fogão antes de desenformar, o que fará com que o doce se solte mais facilmente. Quanto mais tempo a calda de açúcar do pudim ficar no fogo, mais escura e grossa ela vai ficar. Mas evite deixar tempo demais, pois ela pode queimar e ficar com um gosto amargo. Enquanto estiver no fogo, não mexa a calda para ela não açucarar. A dica é girar a fôrma ou panela, segurando com uma luva térmica.
Dica: Não deixe o liquidificador funcionando por mais de 3 minutos seguidos. Se a receita pedir que bata os ingredientes por mais tempo, faça uma pausa de 1 minutos e só então volte a bater.

Dicas para receitas de liquidificador
Foto: Thinkstock/Getty Images
Combinações versáteis – maionese
Quando for preparar a maionese caseira, utilize sempre ovos cozidos e nunca crus para evitar a contaminação da receita por uma bactéria chamada salmonela que pode provocar problemas gastrointestinais.Você pode adicionar outros ingredientes à maionese para deixá-la com um gostinho especial. Uma sugestão é acrescentar 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado ou 1/2 xícara (chá) de cenoura cozida e amassada à receita que, além de incrementarem o sabor, também mudarão a cor da maionese. Se quiser preparar uma versão mais saudáveis e “magrinha” da maionese caseira, substitua o óleo por azeite e o leite integral pelo desnatado.
Dica: Na hora de despejar o óleo ou o azeite em fio no liquidificador para dar o ponto da maionese, utilize o furo central da tampa do aparelho.

Dicas para receitas de liquidificador
Foto: Rodrigo Moreira/Colaborador
Bolo que derrete na boca
O ideal para o preparo de bolos é utilizar os ingredientes como ovos, manteiga e leite em temperatura ambiente. E para que o bolo fique mais macio e sem grumos, peneire os ingredientes secos como a farinha de trigo e o fermento em pó.Para que a calda penetre melhor no bolo e ele fique bem molhadinho, faça furos com um palito ou um garfo na superfície da massa na fôrma antes de regar com a calda e só desenforme depois que o bolo estiver frio.Caso corte o bolo em pedaços, passe cada um pela calda e, em seguida, embrulhe-os em papel alumínio até o momento de servir. Já para bolo recheado, depois de desenformá-lo, corte-o ao meio na horizontal com uma faca ou utilizando uma linha. Antes de espalhar o recheio, despeje metade da calda e depois recheie normalmente, cubra com a outra parte da massa e espalhe a cobertura.
Dica: Para triturar alimentos muito consistentes como castanhas ou amendoins, bastante utilizados em receitas de bolos, utilize a tecla pulsar do liquidificador.
*Para receitas mais líquidas, utilize a velocidade mais baixa do liquidificador e para bater receitas mais consistentes o ideal é usar as velocidades média ou alta do aparelho.


Fonte: http://papofeminino.uol.com.br/culinaria

Nenhum comentário: